domingo, 25 de maio de 2014

RETOMANDO O COMBATE...

...ao IN (inimigo) que nos vai na alma...
Sabiam, camaradas de armas: 
- Que é já no próximo dias 14 de junho, no Restaurante Os Morgatões, na EN1, ao km 129, direção Leiria/Pombal, que tem lugar o nosso 39º ENCONTRO ANUAL? Sim, o 39º!
 - Que, este ano, só não festejamos o 40º aniversário do nosso regresso de Angola, porque em Junho de 1974, ainda estávamos em operações militares na zona da Roça Aurora, como o ex-furriel Póvoa, do (meu) 1º grupo de combate, melhor explica em verso?
... 
Na véspera a FAP bombardeia 
A zona onde vamos actuar: 
- "Quimuanza", "Rio Dange". Uma ideia 
Que ainda, Hoje, nos faz pensar: 
- No trilho militar ouve tilintar. 
Pensa, despreocupado, são vidros. 
Vê, apanha...e não vai pelo ar: 
- Algo nos afastou destes perigos!... 
*
 [O Póvoa referia-se a uma granada inimiga armadilhada num trilho da zona. Chamaram-me lá da frente da bicha pirilau (fila indiana) para fazer mais um trabalhinho da minha especialidade. Desmontei-a com toda a calma do mundo, que os Ranger's armados em heróis são mesmo muito estúpidos... 
A imagem de apresentação do vídeo em baixo mostra a tal granada/armadilha, escondida mesmo ao lado do trilho, com um cordão de tropeçar atravessado disfarçadamente no trilho em que seguíamos...
Era quanto bastava para ficarmos sem tomates. A granada era de origem americana e tinha sido oferecida à FNLA pelos canhestros dos USA, tão burros ontem, como hoje].
*
A tal propósito, continua o nosso João Leal Póvoa, no seu extraordinário e muito empenhado trabalho de história poética [Os Furões - C. Art.ª 3564 - Angola 1972/74 - História em Versos, 1999]: 
... 

Chegou o 25 de Abril, 
A "B.T.T." é na"Roça Aurora". 
A guerra irá acabar agora? 
Os sonhos renascem, outra vez mil. 
 E já que a Rádio Oficial 
Nada dizia sobre a MFA, 
Ouvimos "A Voz do MPLA" 
Com as notícias sobre Portugal. 
... 

Mas o ex-Furriel Póvoa, também realizou um excelente vídeo, que em parte editei hoje mesmo no YouToube, vídeo que, neste caso, incide sobre as intervenções  que fizemos por alturas do 25 de Abril.



**


E agora, meus queridos, vamos todos mas é votar prás Europeias...
...Que quem enfrentou e ganhou a guerra, 
Também enfrentará este novo IN.
*
A eles, Grandes Furões!!!
Vamos acertar-lhes no meio dos olhos!!
Dois tiros, dois "turras" da FNLA abatidos!
Lembram-se companheiros, camaradas, irmãos e filhos meus, que vos trouxe todos vivinhos, para agora isto estar entregue à bicharada política?

Dizia o Grande Capitão Salgueiro Maia, o verdadeiro e grande herói do 25 de Abril:
Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!
_____
- texto da autoria e da inteira responsabilidade do ex-alferes miliciano de operações especiais (Ranger) da CART 3564, O. Santos, Comandante do 1º Grupo de Combate (número mecanofráfico: 00524569).